Delta das Americas - O Portal dos Lençóis Maranhense

Icatu tem festa quadricentária de existência

Aos 407 anos de existência, Icatu mereceu festa de gala, com três dias de comemorações, reunindo eventos religiosos, culturais, administrativos, políticos e de entretenimento. Autoridades e populares confraternizaram num clima que associou fatos do passado e ocorrências atuais. A data magna, 26 de outubro, teve uma programação intensa.


O governador Flávio Dino e comitiva (nela o vice Carlos Brandão) estiveram na cidade na tarde da terça-feira, prestigiando o aniversário e inaugurando obras. A Câmara de Vereadores contribuiu com a festa atribuindo títulos de cidadania a 16 personalidades; entre elas o secretário Jefferson Portela (Segurança), João Marcelo (deputado federal) e o ex-prefeito Zezinho Matos.


Fala Dino – Para Flávio Dino o aniversário “é a festa mais bonita do Estado”. E Icatu foi capital do Maranhão por horas. Ele lembrou uma das primeiras visitas do prefeito Walace Mendes, na companhia da primeira-dama Natália, nos Leões. Ela conduzia uma bolsa “enorme”, que Dino imaginou estar cheia de presentes para ele; mas eram pedidos da administração. A soma: R$ 5 milhões.


Entre os pedidos: ambulância, viatura policial, pavimentação asfáltica, reforma de escolas, construção e reforma de escolas, melhorias no hospital e construção do Restaurante Popular. Alguns já foram atendidos, outros serão em breve. E nomeou Paulo Matos com o maior embaixador de Icatu junto ao governo. Lembrou outras obras e serviços que integram o pacote da parceria.


Fala prefeito – Walace se disse gratificado com a presença de Dino, não só pelas obras e serviços ofertadas e anunciadas, como pela disposição em visitar o solo icatuense. Ele enumerou, entre os ganhos, parquinho, posto avançado do DETRAN, Sala do Empreendedor (SEBRAE), pavimentação asfáltica, calçamento em bloquete, sistema de abastecimento de água, ambulância, viaturas policiais e delegado de polícia a vir.


De parceiros parlamentares, anunciou emendas parlamentares para estradas (deputado federal João Marcelo) e outros dez milhões em obras (senadora Eliziane Gama). Sobre a parceria com o governo do Estado disse ser a responsável pela mudança do cenário administrativo, como a farmácia básica visitada durante a passagem da comitiva governamental.


Primeira-dama – Dona Natalia disse que a festa foi dos icatuenses por excelência, pela escolha dos protagonistas da celebração: os artistas e produtores da terra, mobilizados pela secretária de Cultura Ana Paula. A primeira-dama prestou-lhe especial homenagem, destacando-lhe as qualidades de líder e capacidade de mobilização.


Ela destacou a exposição que contou a história dos 407 anos e disse que o resultado do sucesso da comemoração, deveu-se à grande guerreira Paulinha. Para a primeira-dama a união das forças vivas de Icatu – lideranças políticas (Zezinho e Paulo Matos), vereadores, secretários, lideranças comunitárias determinarão o êxito da gestão Walace Mendes.


Festa na praça – Da programação do aniversário icatuense, do dia 26, constou: alvorada, atos cívicos e religiosos, solenidade na Câmara Municipal para entrega de títulos de cidadania, desfile estudantil, cerimônia de “Parabéns, Icatu”, com corte de bolo e jogos no coreto.


À noite, Prefeitura e Governo do Estado dividiram o patrocínio da Banda Mastruz com Leite, na Praça “Jerônimo de Albuquerque”. Ele dividiu o palco com Jhonny Boy, Karlos Rakan, Clima Dez, Filhos da Terra, DJ Handyson, DJ Lucas.

Categoria: Notícias