Delta das Americas - O Portal dos Lençóis Maranhense

Em Peritoró, Weverton Rocha apresenta pré-agenda

O senador Weverton Rocha, agora cidadão de Peritoró, ao participar da quinta edição da Caravana “Maranhão Mais Feliz”, no município, no sábado 30 de outubro, apresentou o que pode ser considerada a pré-agenda de seu plano de metas quando tiver o nome aprovado em convenção, inspirada numa formação firme de valores morais. No pronunciamento de 30 minutos, ele convocou as lideranças, principalmente as jovens, a contribuírem com a mudança do cenário político-administrativo do Maranhão.


Ele enumerou as potencialidades existentes no Estado, a necessidade de serem racionalmente exploradas, com o que se transformarão em instrumentos de riqueza e bem-estar, consolidando o desenvolvimento econômico e social do Maranhão e dos maranhenses. Explicou que o “feliz” que dá nome à caravana vai muito além da retórica: “Queremos discutir novas ideias e propostas, com todas as forças vivas, de modo a favorecer o crescimento”, disse
Pré-Agenda


Ética na Política – A firmeza de propósitos nas decisões assumidas para consolidar a confiança dos parceiros e merecer a dos cidadãos como um todo. Ele deu alguns exemplos de líderes com os quais conviveu recentemente.
Família – Estimular o respeito às lições ouvidas dos pais (os dele presentes à reunião) e as transmitir com firmeza aos filhos, fazendo-os crer que as oportunidades são iguais para todos.
Política – Desenvolver ações de modo a dar visibilidade aos invisíveis e mostrar aos desesperançados que têm o direito de sonhar. Deu, como exemplo, o governo de Jackson Lago (2007-2009).
Futuro – O momento pede rigorosa e profunda discussão do futuro no período pós-pandemia e fixar o modus vivendi com o mundo que se estabelecerá a partir de então.
Energia – Intensificar as pesquisas das reservas naturais de petróleo e gás, com vistas a enfrentar os desafios que a política internacional deverá impor e explorá-las de modo a transformá-las em atividade econômica em nosso favor.
Turismo – Vender nosso potencial, em suas várias modalidades, de modo a competir com mercados mais modestos, porém com resultados superiores. Dá o exemplo da Republicana Dominicana (48.442 quilômetros quadrados, nove milhões de turistas por ano); Maranhão (330 mil quilômetros quadrados, com Lençóis Maranhenses e mais centenas de opções, modestos dois milhões de turistas em 2019). (Chamou a atenção para o turismo de eventos em Peritoró, estimulado pela visita de dois dias da Caravana: hotéis, pousadas, restaurantes e outros locais todos cheios).
Transporte – A integração do modal ferroviário (utilização do trecho São Luís-Teresina subutilizado).
Por tudo isto, e mais pelo que ainda deve revelar, o senador acredita que seu projeto tem o condão de dar às partes (todo o povo que o discutir) a posição de integrante da discussão e não apenas de assistente da atuação governamental.

Fidelidade – Entre os oradores que recepcionaram o parlamentar estiveram o prefeito de Peritoró, Doutor Júnior, e o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto. O primeiro fez retrospectiva de sua caminhada política, comparando-a com a do protagonista da caravana. Confessou-se fiel ao grupo desde a primeira mobilização e atribuiu ao senador parte da responsabilidade pela reconstrução de Peritoró.
Othelino Neto reafirmou a fidelidade ao movimento, destacou os pontos importantes da agenda da futura candidatura, confessou-se comprometido com o projeto e enalteceu a empolgação do pré-candidato, entendendo-a como estímulo às futuras adesões.

Caravanas O presidente da FAMEM e prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier; os deputados federais Juscelino Filho e André Fufuca; os deputados estaduais Neto Evangelista, e Zito Rolim (ex-prefeito de Codó); ex-prefeito de Codó e diretor do DETRAN Francisco Nagib; ex-prefeitos, prefeitos, vereadores e lideranças politicas de todo o Maranhão.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*