Delta das Americas - O Portal dos Lençóis Maranhense

Atos marcam os 60 anos de Nina Rodrigues

Com atos cívicos, inaugurações, sorteios de celulares e utensílios domésticos, competições esportivas e entretenimento, a Prefeitura de Nina Rodrigues celebrou, em 30 de dezembro de 2021, os 60 anos de soberania municipal. O prefeito Rodrigues da Iara fez as honras, recebendo convidados e presidindo a programação.


Nina Rodrigues foi desmembrado de Vargem Grande e elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 2183, de 30 de dezembro de 1961. Ao tempo, governava o Maranhão o doutor Newton de Barros Bello. O nome é uma homenagem a famoso médico maranhense Raimundo Nina Rodrigues, nascido em Vargem Grande, pioneiro da antropologia criminal no país.


Pioneiros – Em discurso na sessão solene na Câmara, o ex-prefeito Jones Braga lembrou os pioneiros na luta pela emancipação, na década de 1960. Recordou José Macedo, Francisco Cabeleira, Nona, José Mercedes Braga, Rui Fernandes Costa (interventor que instalou a municipalidade), Raimundo Correia e João Braga (primeiros prefeito e vice eleitos).


Braga classificou a atuação de Rodrigues da Iara como grandiosa, que interligou todos os quadrantes do território por vicinais seguras, resultando num grande momento administrativo vivido pelo município. “Difícil encontrar no Baixo Parnaíba outro município com tão expressivo canteiro de obras e de tamanha utilidade para a população”, observou o orador.


Elogios – Rodrigues da Iara foi ainda alvo de elogios de Fábio Braga (deputado estadual com militância na região), do delegado regional de Polícia Civil Samuel Murita, do diretor estadual do DETRAN Francisco Nagib, do vereador Valfredo Correia, e do público que acorreu ao Ginásio Poliesportivo “Horácio Pereira”. Aí o prefeito presidiu entrega de brinquedos para as crianças e sorteou brindes.


Para todos, o gestor reativou a confiança do povo no poder público, restaurou a boa imagem do governo e promoveu a satisfação da comunidade, com o atendimento de pleitos que facilitam a vida.

O canteiro de obras em que se transformou Nina Rodrigues, admitem, prepara a cidade para os avanços do futuro e melhor conforto à sociedade.


Fala prefeito – O prefeito Rodrigues da Iara destacou que o tamanho de recursos aplicados e a aplicar em obras e serviços chega a R$ 40 milhões, volume de investimentos nunca visto na região. Atribuiu o sucesso dessa concentração de valores ao trabalho de parceiros importantes – o governador Flávio Dino, o senador Weverton Rocha, os deputados federais Gastão Vieira e Hildo Rocha (acrescentados pelo vereador Valfredo Correia).


Confessou estar possuído de sentimento de prazer e de satisfação da responsabilidade. Destacou o asfalto que chegou à cidade, a pavimentação de bloquetes, as viaturas para a Delegacia de Polícia Civil e a Guarda Municipal, os poços artesianos que suprem o sistema de abastecimento domiciliar e a ponte sobre o rio Munim, investimento de R$ 12 milhões.


Eventos – O prefeito Rodrigo da Iara movimentou-se intensamente ao longo do dia, no cumprimento da programação. Depois do hasteamento das bandeiras e da sessão solene na Câmara, ele foi para o Ginásio Poliesportivo “Horácio Pereira”, em meio a manifestações e aplausos, onde presidiu distribuição de brinquedos e sorteio de eletroeletrônicos (TV, geladeira, tanquinho, fogões, liquidificadores e ventiladores).

Daí seguiu para o Estádio “José Maria Verde”, onde acompanhou e premiou os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol. Receberam premiação os times classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares. A celebração foi concluída com a apresentação do show artístico de Clessinha, Garotinhos do Forró e Toca do Vale, no Corredor da Folia.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*