Delta das Americas - O Portal dos Lençóis Maranhense

Aos 60 anos, Lima Campos consolida o progresso

Os 60 anos de emancipação político-administrativa de Lima Campos, neste meado de janeiro (13, 14 e 15), representou a confirmação de que o progresso continua, iniciado há nove anos, quando começou a era Jailson Fausto, em 2013. Este foi o reconhecimento dos locais e convidados que prestigiaram a festa ao longo de três dias. A elevação à categoria de município deu-se em 15 de janeiro de 1962, amparada pela Lei nº 2.180, de 31 de dezembro de 1961, desmembrado de Pedreiras.


Sob o comando da prefeita Dirce Prazeres Rodrigues (Dirce do Jailson), o secretariado e as lideranças políticas demonstraram a satisfação de viver uma nova era, com o atendimento pleno das necessidades básicas da população, principalmente a menos favorecida. “O progresso continua” foi o lema repetido durante toda a comemoração pela prefeita.


Eventos – A agenda começou na quinta-feira 13, com o Mutirão do Progresso (distribuição de cinco mil cestas básicas e ações sociais diversas de caráter comunitário). Na sexta 14, houve missa, inauguração do Espaço Comunitário (onde vários serviços, principalmente de caráter sanitário, serão oferecidos), sessão solene na Câmara para titulação de personalidades.


E no sábado 15, foi reinaugurado o Farol da Educação (com discurso da secretária de Educação, Kyara Alves), implantado o programa de capacitação “Progresso Jovem”, entregue as novas instalações da Secretaria Municipal da Juventude e a Orla (espaço de lazer) e a final do campeonato municipal de futebol de campo. Todas realizações identificadas com os anseios da população.


Relembranças – O ex-prefeito Jailson Fausto, citado em todos os pronunciamentos e homenageado com o título de cidadania limacampense pela Câmara (iniciativa do vereador Ney Braga), recordou a infância e a adolescência em Lima Campos, onde chegou aos cinco anos de idade. “Na verdade, de fato já me sentia conterrâneo; faltava a certificação do parlamento municipal, agora concretizada”, disse o homenageado.


Na condição de secretário de Governo e Articulação Política, Jailson representou o secretariado em toda a programação. Do alto de sua condição de ex-prefeito por dois mandatos (2013 a 2020), destacou a nova fase que os municípios do Médio Mearim experimentam, pelo intercâmbio exercitado pelos gestores. “Com a troca de experiências, nivelamos o progresso de nossas comunidades”, afirmou.


Fala prefeita – Ao recepcionar gestores e lideranças políticas da região, a prefeita Dirce do Jailson confessou ter entrado na política em total surpresam inesperadamente, pela influência de jovens líderes, dos quais se sente conselheira até hoje; e dos quais recebe todas as deferências. “Somos uma grande família”, revelou.


A prefeita revelou-se uma prestadora de serviços, atenta aos cuidados para com as pessoas, seguindo a mesma filosofia de trabalho implantada pelo ex-prefeito Jailson. Agradeceu a incondicional contribuição que recebe dos vereadores e as informações transmitidas pelos prefeitos da região. E o apoio material do deputado federal Juscelino Filho (principalmente na área da Saúde) e do senador Weverton Rocha (com emenda que permitirá a abertura da vicinal entre a sede de Lima Campos e a comunidade de Santo Antônio dos Sardinha.

Categoria: Notícias