Delta das Americas - O Portal dos Lençóis Maranhense

Alcântara: tricentenária e tecnológica

Atos cívicos e religiosos e manifestações culturais, com direito a entretenimento popular marcaram as comemorações dos 373 anos de fundação de Alcântara. A programação, presidida pelo prefeito Padre William, estendeu-se por todo o dia 22 de dezembro, data da fundação do sítio em 1648. Personalidades políticas prestigiaram os eventos.

O prefeito e o vice Nivaldo Araújo recepcionaram os deputados federais Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil e os estaduais Hélio Soares, Roberto Costa e Detinha, esposa de Josimar. Todos exaltaram a administração alcantarenses e confessaram sua satisfação em serem parceiros de uma gestão que “põe sorriso de felicidade na face do povo”.


Discursos – No pronunciamento mais longo, Josimar fez um balanço dos recursos conseguidos por ele e pelo pastor, junto aos órgãos públicos federais, em Brasília, para financiar o plano de metas do prefeito William. Enumerou obras e serviços nas áreas de Saúde, Educação, entre outros, que somam, até aqui, mais de R$ 10 milhões. E garantiu novas emendas para 2022.


Detinha, Roberto Costa e Hélio Soares, pela atuação na Assembleia Legislativa, também anunciaram recursos que transformarão o município em um canteiro de obras. Elogiaram a aplicação inteligente das verbas que têm destinado à administração alcantarense e enalteceram a experiência do gestor (William já foi prefeito de Santa Helena e Guimarães).


Reconhecimento – O prefeito agradeceu pelo reconhecimento das visitas ilustres e da população. Falou do passado grandioso de Alcântara e admitiu que essa grandiosidade retornará nos tempos modernos: “Alcântara teve dias melhores e voltará a tê-los”, desafiou. E despertou o orgulho da população: “Cada morador deve cuidar do que a terra tem”.


Sobre a experiência reunida ao longo de sua vida pública, disse que a trajetória tem sido de grande valia para organizar prioridades e conduzir metas, com foco na inclusão social e no desenvolvimento regional integrado. Disse ser possível explorar racionalmente o potencial da terra e do povo para consolidar o progresso físico e o bem-estar social. Exaltou a união dos poderes e o papel da juventude no futuro do município.


Eventos – Pela manhã cumpriu-se o hasteamento das bandeiras (com interpretação do hino de Alcântara),culto ecumênico, homenagem especial pelos alunos da Escola de Música “Josias Ribeiro Tavares” e manifestações culturais de origem afro. A participação popular deu brilho especial ao roteiro e mostrou a tradição da terra na preservação de seus costumes.


A segunda etapa da programação começou com a cerimônia de encerramento da Copa Quilombola e a premiação dos grupos mais destacados. O incentivo ao esporte tem sido programação social inclusiva, com o intuito de atrair a atenção de adolescentes e interessados pelas atividades para as culturas saudáveis.


Na sequência, aconteceram apresentações musicais a cargo de Arautos do Rei, Alcantaraz, Swing do Arrocha, Barba Branca, Sly Fox, Guto Ximennes, Andson Mendonça e o DJ Gui Barros animando os intervalos. Os eventos, na Praça da Matriz, atraíram grande público e a festa, com aprovação das autoridades, transcorreu durante a madrugada até o amanhecer.

Josimar e Detinha participam da inauguração da Praça de evento do município Monção-MA

O casal de deputados Josimar e Detinha esteve participando no dia de ontem, quinta-feira,16/12, no município de Monção, da inauguração da Praça de evento da cidade acompanhados da prefeita, Claudia Nussrala.

Estiveram participando da inauguração o prefeito Almeida Sousa, de Igarapé do Meio, prefeito Aurerio da Farmácia, de Pio XII e a pré-candidata a deputada estadual, Solange Almeida.

“Agradeço o convite e a recepção da prefeita Claudia e a todos que estiveram presentes. Parabenizo pelo o trabalho sério que vem realizando em prol do bem-estar da população monçonense”, disse Detinha.

roneycosta

Brandão tem a confiança e o apoio de Alcântara

O prefeito de Alcântara, William Guimaraes da Silva (Pe. William), ex-prefeito de três cidades maranhenses, considera o vice-governador indicado para substituir Flávio Dino, pela identidade com o programa de atendimento às necessidades das comunidades do interior. Os dois se consideram muito amigos e essa proximidade, na opinião do prefeito, será de grande valia para novas conquistas para o município.


O prefeito acredita que, assumindo em abril, o vice, agora governador, prosseguirá incrementando o progresso no município. E muito mais fará, ao ganhar a eleição para o mandato de quatro anos, em outubro de 2022. Principalmente em Educação, Saúde e Produção. E proporcionará a exploração racional do potencial municipal. Ele crê que a eleição será tempo de semear para boas colheitas futuras. E ao povo uma mensagem de fé e esperança no Natal e no Ano Novo.
Coroatá vê avanço com Brandão.

Coroatá vê avanço com Brandão

Para Luizinho da Amovelar, prefeito de Coroatá, o vice-governador Carlos Brandão está pronto para completar o mandato de Flávio Dino e assumir em definitivo, depois de eleito em outubro. Nosso colégio eleitoral é expressivo. E nossas lideranças estão comprometidas com o prosseguimento do progresso que o governador Dino estabeleceu. E esta sequência de apoio às grandes realizações municipais está garantida com a eleição de Brandão para governador. Ele não tem dúvidas dessa vitória.
O ex-prefeito e pai do prefeito, Luiz da Amovelar, advoga a gratidão a Dino, pelo muito que ele fez e faz para Coroará. Assim, não poderia haver melhor prova de fidelidade que apoiar o nome que Dino espera que vá substituí-lo no Palácio dos Leões. “Estamos acompanhando a decisão de Dino e respeitando a lealdade de Brandão. Além de sermos grandes amigos dele”. E garantiu o apoio ao candidato ao Senado Flávio Dino.

Sérgio Albuquerque, ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual: “Primeira Cruz é Brandão”

Para Sérgio Albuquerque, a reunião foi uma demonstração do prestígio político de Brandão e da liderança que, naturalmente, ele conquistou ao longo do mandato de vice. Agora, como indicado de Dino para substituí-lo, tem a confiança das lideranças maranhenses no prosseguimento do programa de obras e serviços implantado por Flávio Dino. ”Primeira Cruz está a disposição dos dois”, assegurou Albuquerque
João Neto, ex-prefeito de Primeira Cruz
“O apoio de Primeira Cruz para Carlos Brandão é massivo”, declarou enfaticamente o ex-prefeito João Neto.
Emerson Melo Castro (Bomba), vice-prefeito de Primeira Cruz
“Estamos aqui com as principais lideranças do nosso município, para garantir a continuação do ciclo de progresso iniciado por Flávio Dino, que Carlos Brandão consolidará”.
Prefeito de Primeira Cruz, Ronilson Araújo Silva (Nilson do Cassó)
“Atendemos ao convite para participar desta confraternização e aqui estamos. Também em retribuição à presença do governador Flávio Dino e do vice-governador Carlos Brandão ao aniversário de nossa cidade, dia 16 de outubro. Viemos participar desta confraternização para a qual fomos convidados”. Indagado sobre apoio ao grupo político Dino-Brandão, respondeu: “Estamos trabalhando com o governador e com o vice-governador”.

Prefeitos e Deputados apoiam Carlos Brandão

Para o Deputado estadual Ariston Ribeiro
“Esta reunião de hoje é um grande passo na caminhada de Carlos Brandão rumo ao Palácio dos Leões. Todos estão vendo de perto quem é o Brandão e como ele está preparado para comandar a máquina governamental. Alegra-nos ver a acessão em torno do seu nome a cada encontro como este de hoje. É bom administrador, conhece a máquina do governo, passou por várias funções públicas, no Executivo e no Legislativo”.
Estavam presentes os prefeitos de Santa Rita, Hilton Gonçalo, de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, de Pastos Bons Enoque Mota, de Palmerandia Edilson da Alvorada e o Dr.Elizabeth Gonçalo.

Santa Rita, aos 60 anos, ganha novos empreendimentos

O vice-governador e pré-candidato ao governo nas eleições de 2022, Carlos Brandão, e comitiva prestigiaram a festa dos 60 anos de Santa Rita. Trazendo presentes como a entrega de duas ambulancias, a implantação do restaurante popular. O anfitrião, prefeito Hilton Gonçalo (2021-2024), e o secretariado, associados a lideranças políticas da região, recepcionaram os visitantes e os acompanharam na série de inaugurações promovidas pela administração municipal.


Gonçalo entregou escolas, unidades de saúde, pontes, poços artesianos, calçamentos, casas de forno, habitações e praças. Como destaque, a ligação rodoviária entre a BR-135 (Pepê) e Mata dos Pires, prometida durante a campanha, mas, segundo ele, motivo de descrença pelas dificuldades do projeto: “Os osbstáculos foram vencidos”, comemorou o prefeito.


Compromissos – Nas dezenas e meia de intervenções para entregar benefícios às comunidades do interior, o prefeito Hilton Gonçalo confirmou estar cumprindo os compromissos assumidos nesta quadra de sua administração. Ele melhorou a infraestrutura das comunidades rurais, instalou serviços de qualidade e convocou a população a cuidar dos equipamentos públicos.


Foram beneficiados com realizações os povoados de Pedreiras, Kelru, Carionguinho, Jiquiri, Vaca Morta, Oiteiro dos Pires, Mata dos Pires, Sítio do Meio, São João da Mata, Santana, Cai-Coco, Baixa Cumprida, Olhos d’Água, São José do Enfezado, Santo Antônio, Papagaio e Nova Vida.


Política/atrações – O prefeito exaltou o papel dos políticos na contribuição do desenvolvimento das comunidades do interior do Brasil, pela destinação de emendas; e o papel da mulher na política, pela sensibilidade, ajudando aos homens a definir prioridades a partir dos segmentos mais sofridos da população.


Ele saudou a prefeita da vizinha Bacabeira (sua esposa Fernanda) e as vereadoras da Câmara Santa-Ritense: Luiza Calvet, Maria Enfermeira e Angélica da Pesca. Sobre os políticos disse ser importante tem representantes no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa para vencer desafios. Lembrou que quer disputar o governo do Estado e acredita na vitória.


A festa teve sua parte artística. No primeiro das comemorações – 1º de dezembro, os evangélicos puderam se deliciar com o show de fé e adoração do cantor gospel de Davi Secer. No dia 2, a população aplaudiu o repertório d Zé Vaqueiro e Mari Fernandez. No dois dias a Praça “Doutor Carlos Macieira” foi o centro das atenções do público.

Margem de erro da pesquisa Escutec aponta Josimar no 2º turno na disputa pelo governo maranhense

Outro dado importante no levantamento, foi o crescimento do deputado federal, que da primeira para a última pesquisa, subiu mais de 400%.

Se a eleição para governador do Maranhão fosse hoje, o deputado federal Josimar (PL) estaria no segundo com mais de 15% dos votos, contra 23% do senador Weverton (PDT), levando em consideração a margem de erro de 3 pontos percentuais, da pesquisa Escutec de intenções de votos divulgada nesta terça-feira, 1°, pelo portal Imirante. 

No cenário da pergunta estimulada, Weverton aparece com 26% de intenção de votos, porém, com os 3 pontos percentuais para menos da margem de erro, fica com 23% de preferência. Não sei varia entre 14% a 19% e Nenhum registrou entre 19% a 21%.

Josimar que aparece com 12% de aceitação, com a margem de erro para mais, sobe para 15% e acaba superando o ex-prefeito Edivaldo Júnior (PSD) que aparece 13%, quando se leva em consideração a estatística que expressa a quantidade de erro amostral aleatório do levantamento. 

Como o maior número de questionários foi realizado em São Luís, o levantamento acabou beneficiando o ex-prefeito da capital, mas a projeção a seu favor cai quando esse índice avança para os demais municípios maranhenses. 

Outro dado importante observado no levantamento, foi o crescimento do deputado Josimar, que da primeira para a última pesquisa, subiu mais de 400%. 

DADOS DA PESQUISA       

A avaliação do cenário da corrida estadual foi realizada no período de 23 a 27 de novembro de 2021, com 2 mil entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança de 90%. 

O QUE É MARGEM DE ERRO?

Em termos estatísticos, a margem de erro refere-se à quantidade de erro de uma amostragem aleatória. Está relacionado diretamente como o resultado da elaboração de um levantamento.

Toda pesquisa eleitoral é feita por amostragens referentes à população em estudo, utilizando fontes oficiais de dados do país: IBGE, TRE e TSE, até chegar a um resultado final, mesmo com todo esse cuidado esse tipo de pesquisa sofre mudanças frequentes, pois a sua validade depende da opinião pública, que varia constantemente.

Uma pesquisa não é feita em cima de valores absolutos e sim em estimativas (estatísticas), assim apresenta sempre uma margem de erro, que irá depender do tamanho da amostra e dos resultados que foram obtidos com a pesquisa. E isso acontece porque em uma pesquisa eleitoral, por exemplo, não é possível entrevistar toda a população, somente uma fração dela.

livianoticias