A Prefeitura de Primeira Cruz recebeu o apoio do Governo do Maranhão para comemorar 76 anos de sua emancipação político-administrativa, entre 13 e 16 de outubro (data real da celebração). Foi cumprida intensa programação, que incluiu atividades educativas, esportivas, recreativas para crianças e idosos, atos religiosos e cívicos, com expressiva participação da comunidade.
Prestigiaram as cerimônias a deputada Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa (ALEMA); os prefeitos Herlon Costa Lima (Belágua), Luís Fernando Silva dos Santos (Humberto de Campos) e Clemilton Barros Araújo (Urbano Santos), o líder Sérgio Albuquerque, ex-prefeito e pré-candidato em 2024, vereadores e secretários municipais da região. Todos foram recepcionados pelo prefeito Ronilson Silva (Nilson do Cassó).
Famílias – A secretária de Assistência Social, Walmíria Mendes, destacou que um dos objetivos da comemoração foi confraternizar com as famílias, como no café da manhã que reuniu os idosos da comunidade. Para ela, o encontro foi de gratidão para tudo o que este segmento proporcionou ao longo da história do município.
Ao referir-se à programação de iniciativa do órgão que dirige, realçou a importância de, numa oportunidade festiva como a celebrada, manifestar a gratidão às famílias que, ao logo dos anos, por intermédio deste segmento, deram sua colaboração ao crescimento e à consolidação do progresso da cidade. “O prefeito Nilson do Cassó tem especial atenção para com essas pessoas”, disse.
Datas – O prefeito estendeu-se em considerações sobre as datas que marcam a história de Primeira Cruz durante o mês de outubro – as próprias do calendário municipal, como as de outras origens, incorporadas ao ideário popular. Com destaque para o aniversário da soberania municipal, que motivou a celebração desse meado do mês.
Indagado sobre suas principais realizações nos dois anos e seis meses de mandato, respondeu fazendo um relato dos empreendimentos sociais, urbanísticos, educacionais, na área da Saúde, do Esporte, áreas de lazer e entretenimento, revitalização do terminal. “Promovemos construções, reconstruções e revitalizações de áreas, para conforto e segurança da comunidade”.
Equipamentos – Nilson do Cassó deu a receita para que um município alcance pleno desenvolvimento, com a consolidação do progresso e do bem-estar das pessoas que nele: estradas que promovam a integração física do território, o saneamento básico que assegure a saúde pública, a energia elétrica que a Equatorial estende atualmente. Enumerou benefícios como o asfaltamento e concluiu anunciando muitos empreendimentos até o final do seu mandato, em dezembro de 2024. Principalmente na área do turismo.
Considerou que as belezas naturais e todo o potencial turístico que o município detém, associado à estrutura dos Lençóis Maranhenses, a que pertence, agora ganharão nova forma de exploração, beneficiando a economia municipal, além de outros avanços, estimulando os investimentos. “Tudo o que está sedo feito proporcionará até mesmo o uso dessas benesses pela nossa população, que proveito tirava delas”.
Equipe – Nos encontros religiosos dentro da programação, o prefeito falou dos propósitos desenvolvidos desde a posse e os alcançados até agora. Destacou o papel da população, pelo voto de confiança que empresta à gestão e pela contribuição que alguns segmentos dão ao trabalho do poder público municipal.
Realçou que o prefeito não trabalha sozinho; precisa contar com a colaboração de auxiliares devotados, competentes, determinados. Com parceiros como a deputada e presidente da ALEMA, Iracema Vale, empenhada em colocar o Poder Legislativo a serviço das comunidades do interior. E os demais deputados estaduais, federais, senadores e, principalmente, o governador Carlos Brandão, todos têm importante contribuição ao processo.