A secretária municipal de Cultura, Paula Matos, coordenou o lançamento da temporada carnavalesca de Icatu, classificando-a como evento de confraternização familiar. “Também, segundo orientação do nosso prefeito, Walace Azevedo e a primeira dama Natália Azevedo, estamos promovendo o resgate cultural da festa local, que data do século passado, com suas características de época”.
Do financiamento da festa participam o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Cultura, liderada por Paulo Matos. Conforme orientação do governador Carlos Brandão (“grande amigão” conforme o prefeito), todo apoio foi dado à celebração. “E estamos satisfeitos com os resultados até aqui”, festeja Walace.
*Lava-pratos* – O prefeito diz que a terra e o povo têm “animação à flor da pele” e sempre aliando tradição à modernidade. Por isto o resgate das características da celebração. O lava-pratos deste ano será em Itatuaba, terra do vice-prefeito, na Quarta-feira de Cinzas.
O lema escolhido foi “Abre alas para o nosso ‘rei’ Momo (no caso Dalton) e para a ‘rainha do carnaval” (Patrícia Silva). O apoio do Governo do Estado, (“graças ao ‘amigão’ Carlos Brandão”) ajuda no êxito da promoção, que se estende por quatro dias.
*Programação* – Eventos para todas as idades foram colocados na programação. Os de maior destaque são Bloco do Zumba, com a maioria de mulheres, com a missão de defender as participantes do assédio dos mais abusados; e o Bailinho Infantil, ocorrido ontem no Ginásio Poliesportivo. Com concurso de príncipe e princesa, distribuição e pipoca e algodão doce, animado pela Banda de Marchinhas.
“Programamo-nos para promover a integração da comunidade. Momentos de celebração e de fortalecimento do resgate de nossas tradições, mas também para assinalar um marco para a cidade”, aponta a secretária Ana Paula Matos. O prefeito Walace Azevedo complementou: “É o resgate bastante positivo, que amplia as trocas culturais e vivências. O objetivo está alcançado segurança e muito sucesso e toda equipe envolvida está de parabéns pela dedicação”.