Delta das Americas - O Portal dos Lençóis Maranhense

Cantanhede ganha creche e regulariza imóveis nos 71 anos

Na comemoração dos seus 71 anos de emancipação, o município de Cantanhede ganhou creche e garantiu a propriedade de famílias que, até então, ocupavam casas e terrenos sem segurança jurídica, nas zonas urbana e rural. O prefeito José Martinho (Kabão) presidiu as festividades que se estenderam por quatro dias e foram prestigiadas por autoridades brasileiras e portuguesas.


Da cidade-irmã portuguesa Cantanhede vieram vereadores José Santos, Fernando Pais e Célia Simões. Eles vieram reafirmar a parceria entre as duas cidades, dentro do conceito de cooperação internacional nascido em 1947 e intensificado com a globalização. Comitiva da cidade maranhense também já esteve na congênere portuguesa com o mesmo espírito.


Parceiro – De Brasília veio o ex-prefeito cantanhedense, ex-deputado federal e atual secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha. Ele foi saudado pelas autoridades municipais com o parceiro mais identificado com as aspirações locais e atraidor de recursos para a gestão municipal. Este reconhecimento público foi feito pelo prefeito Kabão e pelos vereadores Raimundo Nonato (Dicó), Betânia Soares e Iza Avelino.


Rocha destacou convênios firmados pelo prefeito, recentemente, para abertura e conservação de vicinais, pavimentação de vias urbanas e construção de casas (200) para famílias de baixa renda, investimentos superiores a vinte e cinco milhões de reais. O secretário ministerial reafirmou sua disposição de prosseguir ajudando a gestão municipal, mesmo sem mandato parlamentar (ficou na suplência, no pleito de 2022).


Destaques – Ao inaugurar a creche “Mãe e Filha”, o prefeito disse estar realizando desejo de milhares de mães, agora dispondo de local seguro e pedagogicamente adequado para deixarem seus filhos, enquanto desenvolvem suas atividades de trabalho. O secretário de Educação, professor Emerson Costa, revelou que a escola integra um projeto de 25 unidades construídas ou reformadas nos recentes dois anos de mandato de Kabão.


A titulação de imóveis, para a qual emprestaram apoio ao programa municipal (REURB) o Tribunal de Justiça e o ITERMA, foi considerada “importante para a cidadania e o acesso aos direitos fundamentais da comunidade”, na opinião do presidente da Associação dos Moradores de Capoeira de Baixo, Eduíno Carvalho, uma das áreas contempladas.


Celebraram com o prefeito Kabão os feitos do 71° aniversário, entre outras autoridades, o chefe do Núcleo de Governança Fundiária (NGF), Gabriel Silva Santana; a assessora jurídica do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), Larisse Uchôa; a presidente do Regularização Fundiária Urbana (REURB), Evilane Marques; o presidente da Câmara Municipal de Cantanhede- Maranhão, Raimundo Nonato Martins; e os vereadores da base aliada.

Categoria: Notícias