Delta das Americas - O Portal dos Lençóis Maranhense

Araguanã Folia anima a BR-316

A Prainha do Rio Turi trocou a calmaria das águas pela agitação carnavalesca de 2023. Instalou-se o Araguanã Folia com suas atrações, que se estendeu por quatro dias, para congraçamento da população local e dos que habitam as proximidades da BR-316 e que escolheram brincar perto de casa.


O prefeito Flávio Amorim e a primeira dama Thaymara Amorim deram as boas-vindas aos foliões e preparou um cenário reconfortante e seguro para a diversão, cercado de atrações artísticas de qualidade. A festa, financiada com recursos próprios, atraiu grande público e foi considerada a melhor da temporada na região.

Organização – A secretária de Cultura de Araguanã, Mayse Alves, aprimorou as recomendações do prefeito e organizou um roteiro que caiu no agrado do público local e visitante. Ao longo dos dias todos receberam tratamento especial. Os serviços colocados à disposição, dos formais aos informais, foram elogiados pelos usuários.


Segurança e saúde preventivas estiveram a serviço do cidadão durante a temporada, que se caracterizou por um período de paz e harmonia. A estrutura municipal de segurança ganhou reforço de vigilância privada e da Polícia Militar. Nada comprometeu a integridade física dos cidadãos.


Contribuíram para o sucesso do Araguanã Folia 2023 Thales Play, Dois é bom, DJ Wolf, Caíque Gois, Caravana da Alegria, Matheus Mohamed, Eli Cantor, Thiaguinho Mala Mansa, Rapha Arauho, Beijo de Menina, Klessinha, Lândia Pereira, Chicão do Piseiro e Swing do RL.


Indagado sobre se pretende uma promoção mais ousada em 2024, o prefeito Flávio Amorim disse que pode pensar na possibilidade. Vai conversar com as autoridades do turismo estadual para planejar o evento e buscar ajuda juto ao Governo do Estado. Admite conversar com empreendedores e empresários locais, com vistas a sistematizar o setor no município.

Presença do Josimar Junior no encerramento do carnaval de Araguanã.

Carnaval de um dia em Matões do Norte

O prefeito Solimar Alves de Oliveira, de Matões do Norte, há 10 anos, inovou, promovendo o carnaval de um dia: Segunda-feira da Folia. Neste 20 de fevereiro de 2023 ele promoveu a décima-edição da festa e liderou várias manifestações para proporcionar entretenimento à população.


Liderados por uma banda da Bahia, várias organizações saíram às ruas e desfilaram, participando da festa popular do país. Destaque para o Bloco dos Amigos, que reuniu pessoas de todas as idades e de diferentes procedências em movimentação das mais ruidosas.


Por quê – A ideia surgiu por aconselhamento de um amigo do prefeito, há 10 anos, quando os dois conversavam sobre a falta de tradição em se realizar carnaval no município. Decidiram criar esse festejo único para proporcionar, pelo menos, um dia de folia. Surgiu a data, que agora integra o calendário municipal de eventos.


Indaga se pretende estabelecer o calendário oficial da festa popular no município, o prefeito Solimar diz que pode estudar essa possibilidade. “Posso iniciar consulta junto ao Governo do Estado para receber ajuda necessária ao estabelecimento do circuito carnavalesco de Matões do Norte, em 2024”.


Família – Mas, por enquanto, diz que o formato em questão tem atendido a expectativa do povo, que brinca em família, reunindo os mais próximos e organizando grupos que desfilam simplesmente, sem maiores comprometimentos, que não o de divertir-se na intimidade.


Os grupos cumprem um roteiro simples: concentram-se, desfilam pelas principais ruas e avenidas da cidade, lançando confete e serpentina entre si. Organizam-se em bloco de amigos e dão vazão à sua alegria. “A fórmula é econômica e muito eficaz para manifestação da alegria. Vamos ver se alguém pretende mudança para o calendário convencional”, desafia o prefeito.
Atrações – A “Segunda-feira Folia É Só Alegria” deste 2023 reuniu trio elétrico, Rani Santos, Val Valin e Banda Avalanche.

Carnaval de Icatu tem caráter histórico e de festa-família

A secretária municipal de Cultura, Paula Matos, coordenou o lançamento da temporada carnavalesca de Icatu, classificando-a como evento de confraternização familiar. “Também, segundo orientação do nosso prefeito, Walace Azevedo e a primeira dama Natália Azevedo, estamos promovendo o resgate cultural da festa local, que data do século passado, com suas características de época”.


Do financiamento da festa participam o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Cultura, liderada por Paulo Matos. Conforme orientação do governador Carlos Brandão (“grande amigão” conforme o prefeito), todo apoio foi dado à celebração. “E estamos satisfeitos com os resultados até aqui”, festeja Walace.


*Lava-pratos* – O prefeito diz que a terra e o povo têm “animação à flor da pele” e sempre aliando tradição à modernidade. Por isto o resgate das características da celebração. O lava-pratos deste ano será em Itatuaba, terra do vice-prefeito, na Quarta-feira de Cinzas.


O lema escolhido foi “Abre alas para o nosso ‘rei’ Momo (no caso Dalton) e para a ‘rainha do carnaval” (Patrícia Silva). O apoio do Governo do Estado, (“graças ao ‘amigão’ Carlos Brandão”) ajuda no êxito da promoção, que se estende por quatro dias.


*Programação* – Eventos para todas as idades foram colocados na programação. Os de maior destaque são Bloco do Zumba, com a maioria de mulheres, com a missão de defender as participantes do assédio dos mais abusados; e o Bailinho Infantil, ocorrido ontem no Ginásio Poliesportivo. Com concurso de príncipe e princesa, distribuição e pipoca e algodão doce, animado pela Banda de Marchinhas.


“Programamo-nos para promover a integração da comunidade. Momentos de celebração e de fortalecimento do resgate de nossas tradições, mas também para assinalar um marco para a cidade”, aponta a secretária Ana Paula Matos. O prefeito Walace Azevedo complementou: “É o resgate bastante positivo, que amplia as trocas culturais e vivências. O objetivo está alcançado segurança e muito sucesso e toda equipe envolvida está de parabéns pela dedicação”.